quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Falecimento do nosso Professor Homenageado José Maria da Costa Sacco - 11/02/2023

 Na data referida no título acima, 11 de fevereiro do corrente ano, ocorreu o falecimento do nosso professor José Maria da Costa Sacco, aos 92 anos.

O Professor Sacco, como resumidamente nos referíamos a ele, era natural de Pelotas, nascido em 26 de agosto de 1930.

Era Engenheiro Agrônomo, formado na FAEM no ano de 1953, onde também obteve o título de Dr e lecionou disciplinas na área de Botânica para o curso de Agronomia. Realizou muitos estudos botânicos no Instituto Agronômico do Sul, contribuindo para identificação das principais variedades de trigo do sul do Brasil, plantas invasoras dos arrozais no Rio Grande do Sul, tornando-se referência nacional em pesquisa do gênero Passiflora por ter nomeado e publicado muitas espécies de maracujá da América do Sul, durante as décadas de 60 e 70. Foi professor homenageado de muitas turmas da Faculdade, entre as quais está a nossa Turma de Engenheiros Agrônomos de 1973 (ATA73).

Ao Professor Sacco, in memorian, nossa gratidão e respeito.

Nos encontros da ATA73: 25 Anos, 35 Anos e 40 Anos, tivemos o prazer de contar com a presença do Professor Sacco.

Foto da presença nos 25 anos - Missa na Igrejinha do Campus.

                                    

Fotos da presença nos 35 anos - Aula da Saudade do Professor Sacco.

Foto da presença nos 40 anos - Professor Sacco participando da mesa e do debate

Foto (26/07/2019) do Jubileu de Prata da ATA94 turma em que o Prof. Sacco foi homenageado. Além do Professor Saco estão na foto o Professor Ruy, Paraninfo, uma formanda da época com o traje de colação de grau e o Professor Joao Carlos Maier outro homenageado.



Após a notícia do falecimento do Prof. Sacco, vários colegas fizeram manifestações no WhatsApp da ATA73 Encontros. 

Faço aqui uma homenagem ao nosso querido mestre e colega, em meu nome, e penso que pode refletir os sentimentos dos integrantes da ATA73.

O nosso homenageado se destacou como um excelente professor e alguns o consideraram como o melhor dentre aqueles que ministraram aulas para a nossa turma. Além disso, o professor e pesquisador competente que era, transmitia seus conhecimentos respeitando seus alunos e de uma forma alegre e simpática que denotava o amor pela sua missão e a felicidade de quem faz aquilo que lhe dava prazer.

Por tudo isso o nosso Mestre estará sempre em nossas lembranças. Que Deus o receba e proteja e lhe dê o merecido descanso.