quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Falecimento dos Colegas Henrique e Clairton - 07 e 08/11/2021

Como já é do conhecimento dos que acessam este Blog, ele se destina a trazer e  atualizar notícias dos integrantes da ATA73. Em sendo assim, embora o grupo aprecie a oportunidade de encontros - nos quais é possível saber sobre cada um dos colegas, suas famílias, conquistas e como vivem no momento - não se pode desconhecer fatos que nos entristecem sobremaneira e que dizem respeito à perda de colegas. Nos dias 7 e 8 de novembro fomos comunicados do falecimento de mais dois colegas da ATA73. No dia 7/11  o colega Henrique Pereira dos Santos (77 anos) e no dia 8/11 o também colega de turma Clairton Antonio Tartarotti (75 anos). 


Fotos do Quadro de Formatura






Fotos Recentes


Henrique


Clairton


Seguem manifestações de pesar dos colegas da ATA73,  pela perda dos colegas Henrique e Clairton:

Sêila : Meus sentimentos a família do colega Henrique e que Deus proteja vocês.

Odilio Sepulcri: Meus mais profundos sentimentos pelo falecimento do grande amigo e colega Henrique. Tenho certeza que ele foi em paz pois vcs demostraram todo o amor por ele e isto suavizou seu desencarne, com certeza Deus  o recebeu  de braços  abertos pois neste plano ele fez tudo certo, foi um homem correto e agora vai viver no horiente eterno feliz e sereno.Tenho certeza todos da ATA/73  estão com tristeza  foi um grande colega.Segue  em paz guerreiro Henrique!!![17:30, 11/11/2021] Odilio Sepulcri: Os nossos mais profundos sentimentos aos familiares. Deus acolha  o Henrique em seu Reino.Odilio e Luiza.

Renato Louzada: Meus profundos sentimentos aos familiares. Deus vai abençoar o nosso grande colega Henrique.

Elizabeth: Meus sentimentos a família Tartarotti

Fukuda: Nossas sinceras condolências à família Tartarotti. Eram grandes amigos de Bortolini que também nos deixou. Fukuda

Luiz Gonzaga: Moramos juntos, a partir 2° ano, na Pedro II, outros locais, até formatura. Time de futebol de salão, com Alemão (Edmar Kutter) no gol, Paulo Capanema, eu, dependìamos dos gols dele na frente. A não ser discussões Vasco x Corinthians, maior corinthiano que conheci, eram só risadas, histórias hilárias, gozação...Que Deus, no plano superior, o receba bem, abençoe e conforte sua família, amigos...

Dejanira: Meus sentimentos a família do Tartarotti!

Jesus Coelho: Desejo muitas bênçãos aos meus colegas CLAIRTON ANTÔNIO TARTAROTTI e HENRIQUR PEREIRA DOS SANTOS, que estão descansando  sob os cuidados  dos Anjos e com as bênçãos Divinas. Foi uma alegria tê-los presente nos meus caminho. Estarão presentes em minhas orações, assim como aos seus familiares e amigos. 

Irineo e Janete: Boa noite, Clarice e filhas - recebemos a notícia e o coração fica apertado, seguimos pedindo que Deus continue iluminar o caminho de Vocês, honrando o legado deixado pelo Henrique. Guardemos em nossos corações as melhores lembranças e o nosso último encontro em Medianeira, em nossa casa. Com certeza Henrique está no melhor lugar na Casa do Pai. Abraços a família. Irineo e Janete.

Jesualdo e Maria: Boa noite Clarice e família! Nosso pesar pela perda desse estimado colega! Recebam nosso abraço fraterno desejando a vocês o amparo do Criador! Jesualdo e Maria

Marco e Maria Amélia: Aos familiares do nosso prezado Colega  Henrique nossos sentimentos pela perda, desejamos o conforto de Deus e nossas orações . Marco e Maria Amélia

Cezar: Queridos Familiares do Amigo Henrique! Que de forças a vocês para suportar a dor da despedida. Meus pêsames.

Luiz Ganassin: Aos familiares do meu amigo Henrique o conforto de Deus.  Meus pêsames.

Francisco Rota: Henrique, que sua alma descanse em paz, minhas orações para que seus familiares sejam confortados por Jesus Cristo .

Trento e Evanilde: É com aperto no coração que recebemos a notícia do passamento do Henrique. Que Deus o receba em seus braços e conforte o coração da Clarice, filhas e todos os familiares. 

Lourival: Meus pêsames a todos os familiares, vocês com toda certeza poderão se orgulhar do nosso grande colega Henrique.

Dejanira: O Tartarotti!!!!Que Deus o acolha na pátria espiritual!

Guido Rohden: Aos familiares do Henrique,nosso grade amigo,q estava em nossas lembranças,os nossos prefundos sentimentos.Foi um grande amigo,de faculdade, e profissional exemplar .A família  as nossas condolencias

Domingos: O VIVER não deveria ter limites desde que, não houvesse invasão do espaço alheio.

Guido Rohden: Com sentimentos q nós despedimos do colega tartaroti .E A vida segue seu curso, e nós continuamos  sem saber o que nos espera, por isso temos ter os amigos pra dividir os bons  momentos e os difíceis também .Abraços a todos

Guerino Piva: Meus maiores sentimentos a família do colega Henrique .   Com certeza Deus reservou o galardão nos céus.


Manifestação do Orozimbo sobre o Henrique, enviada para a Embrapa de Passo Fundo.

O Henrique é um grande amigo, pois os amigos de verdade não morrem, se eternizam.

Fomos colegas de faculdade e nos últimos dois de curso assumimos o conselho de classe que, entre outras atividades, elaborávamos as apostilhas das diferentes disciplinas para impressão e posterior distribuição para os demais colegas. O Henrique sempre foi uma pessoa disponível e prestativa, nunca poupando esforços para ajudar os outros. Foi um excelente aluno, tendo terminado a Faculdade de Agronomia “Eliseu Maciel” em 3º lugar, em uma turma de 108 alunos.

Começamos na Embrapa em 1º de março de 1974 em Cruz das Almas, no Estado da Bahia. Fruto de sua disponibilidade, no segundo trimestre assumimos a administração do restaurante do Hotel onde se hospedavam os recém contratados pela Embrapa e alguns funcionários mais antigos, egressos do antigo DNPEA. Ficamos em Cruz das Almas até agosto de 1974. Daí fomos para Brasília, onde por dois meses, aproximadamente, fizemos um curso de Iniciação à Pesquisa. No final do curso foi realizado um torneio de futsal entre as diferentes Unidades da Embrapa que se faziam presentes naquele curso. A equipe de Cruz das Almas se sagrou Campeã do referido torneio e o Henrique era o nosso goleiro.

No final do curso os participantes do curso foram remanejados. O Henrique foi para a Embrapa Cerrados e eu fui designado para UEPAE Manaus, antigo IPEAOC, hoje Embrapa Amazônia Ocidental.

Durante o tempo em que o Henrique permaneceu em Brasília sempre que ia à Capital era recebido com muita cortesia pelo Henrique e esposa.

Quando cheguei em Passo Fundo me hospedou em sua residência até que conseguisse alugar um apartamento.

Com relação ao Henrique pesquisador, creio que tu Gilberto pode falar com mais propriedade das qualidades do Henrique, pois tiveste mais convívio com ele nesta área. No entanto posso adiantar que poucos pesquisadores da Embrapa têm ou tiveram a capacidade de trabalho e a organização que o Henrique tinha. Para finalizar o Henrique deixa muitas saudades, seja como pesquisador, amigo e pai de família exemplar.


Ruy e Giséle

Aos familiares do Henrique.

Foi com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Henrique. Ele era, desde os tempos da Faculdade, um grande amigo e colega para a maioria dos integrantes da turma. Vamos sentir muito a falta dele nos próximos encontros da ATA73, pois ele estava entre os que mais se faziam presentes.
Embora saibamos que todos estão nesta vida de passagem, sempre que temos que encarar a perda de um ente querido é natural que o processo seja dolorido e que tenhamos dificuldade maior ou menor em passar por ele.
Entretanto, a crença de que os desígnios de Deus têm suas próprias razões e a certeza de que o Henrique veio a este mundo para cumprir sua missão, o que fez com qualidade seja no plano pessoal ou profissional, ajuda a todos a aceitarem melhor a perda e lidarem com a saudade apoiados no legado que ele deixou.
Nossas orações, que antes eram pela melhora da saúde, agora se destinam a rogar a Deus que o receba com o carinho e distinção que ele fez por merecer.
Ao mesmo tempo em que nos irmanamos no sentimento de pesar que os aflige, queremos, eu e a Giséle expressar o nosso carinho. Abraços a todos e fiquem com Deus.

Resposta da Araci, filha do Henrique.

Muito obrigada pela mensagem e pelo carinho. Nesses últimas ouvi muitos relatos de amigos e colegas do meu pai sobre o convívio com ele, esses relatos trazem muitos sentimentos bons sobre o meu pai e a forma como ele se relacionava com as pessoas à sua volta.

A esposa e filhos do Clairton Tartarotti.

Como a Maria Amélia, esposa do Clairton, não vinha utilizando o WhatsApp do grupo ATA73, resolvemos (Ruy e Giséle) manifestar, via telefone, o nosso imenso pesar pela perda do Colega Clairton. Contamos a ela que vários colegas haviam manifestado, no grupo, os seus sentimentos e que oportunamente eu (Ruy) colocaria aqui neste blog para que ela e os filhos pudessem ter acesso.

Reforço aqui o que não tive oportunidade de lembrar a ela, mas tenho certeza que ela sabia que eu convivia muito com o Clairton, o nosso popular "Jacaré", pois além de estudarmos junto muitas vezes, também integrávamos o mesmo time de futebol de salão junto com o Alemão Kütter, o Bortolini e o Ronaldo.  


Encontro da ATA 73 em Medianeira-PR - 46 anos - 07 a 10/11/2019 - 4º dia - Chimarrão e Almoço em Casa do Irineo e Janete - Encerramento e Retorno.

 Roda de Chimarrão


Parabéns pelo aniversário da Janete e entrega de Flores



Almoço de Encerramento








Encontro da ATA 73 em Medianeira-PR - 46 anos - 07 a 10/11/2019 - 3º dia - Almoço e Visita as Cataratas do Yguassu na Argentina

 Pós Almoço.

Deslocamento para as Cataratas


Vista das Cataratas


Colegas na Paisagem






Encontro da ATA 73 em Medianeira-PR - 46 anos - 07 a 10/11/2019 - 3º dia - Manhã Visita ao Morro de N.S. de Salete

 Morro de Nossa Senhora de Salete



Morro de Nossa Senhora de Salete


Vista do Altar de Nossa Senhora de Salete com a cidade ao fundo.




Encontro da ATA 73 em Medianeira-PR - 46 anos - 07 a 10/11/2019 - 2º dia

Visita a Lar 


Abatedouro de Frangos da Lar






Encontro da ATA 73 em Medianeira-PR - 46 anos - 07 a 10/11/2019 - 1º dia Chegada_Hospedagem_Jantar de Confraternização


Elisabeth, Dejanira e Ruy aguardando o voo



Colegas no primeiro dia do encontro



Jantar


Pós Jantar